quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uma Noite em 67

Fala povo brasileiro!

Volto aqui para vos dizer da maravilha que é o documentário "Uma Noite em 67", que trata do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record.

Na minha adolescência, quando comecei a gostar de música brasileira, lembro de uma época que via e ouvia compulsivamente o vídeo de Chico Buarque interpretando juntamente com MPB4 a música "Roda Viva". O que eu não sabia até então era da grandeza e importância do Festival que estava por trás daquele vídeo (ou melhor, deste vídeo).

Caetano Veloso e Gilberto Gil inovaram a música brasileira utilizando a guitarra elétrica. Caetano acompanhado dos Beat Boys e Gil dos Mutantes mudaram o cenário musical que o Brasil vivia naquele momento. O fato curioso que vale a pena ressaltar é que semanas antes desse festival houve uma passeata liderada por Elis Regina contra a guitarra elétrica (coincidentemente no dia do meu aniversário, 17/07).

O público daquela época certamente era pouco suscetível a inovação. Tanto que ao mudar o arranjo de sua música, Sérgio Ricardo foi vaiado ininterruptamente até perder a paciência e atirar o seu violão na platéia e se retirar do palco.

A expectativa era grande, pois, se ao mudar um arranjo o público se revoltou, colocar um instrumento até então repudiado pela população podia ser um tiro no pé. Mas "Alegria, Alegria" interpretada por Caetano, transcendeu as barreiras preconceituosas do público e fez com que a música brasileira pudesse ter mais de liberdade para se reinventar.

Além desses fatos, muitas histórias são relembradas no documentário. Vale a pena conferir.

"Uma Noite em 67" contou com a belíssima direção de Renato Terra e Ricardo Calil e certamente irá emocionar muitos fãs da nossa MPB.

Vejam o trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário