sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Teatro: "A Lição" de Eugène Ionesco

(Capa)

Bom, por conta da faculdade tive que ler vários livros em um pouco espaço de tempo.
Então fui na livraria e comprei alguns dos livros que eu TINHA que ler. Precisei ler "A Hora da Estrela" (Clarice Lispector), "Vestido de Noiva" (Nelson Rodrigues) e "A Lição" (Ionesco). Comprei então "A Hora da Estrela", "A Lição" e "A Metamorfose" (Frans Kafka).
Mas tirando toda essa encheção de linguiça, vou logo falar do Ionesco.
Na verdade, antes de ler essa peça, achava que ler teatro era um saco, mas Ionesco conseguiu mudar meus conceitos.
Responsável pelo "teatro do absurdo", Ionesco escreveu peças que retratassem comicamente a condição humana.
Em "A Lição", o divertido e trágico diálogo entre professor e aluna (fora essas duas personagens havia uma empregada) é algo completamente a-natural, desumano, esquisito e vários outros adjetivos que demonstram estranhesa.
O final é extremamente surpreendente e inacreditável. É o ponto em que se percebe a genialidade de Ionesco.
Como se dizem por aí:
Fikadika!

3 comentários:

  1. Nunca nem ouvi falar de Ionesco. Parece curioso o livro. Parece mais estranho que "A metamorfose" (que pensei ser o livro mais esquisito que eu poderia ler).

    ResponderExcluir
  2. Eu to lendo A Metamorfose, mas ainda não posso te dizer que é mais estranho, mas de uma coisa eu sei: esse livro é extremamente engraçado!
    A leitura vale a pena!
    Obrigado por comentar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu chorei no final de A metamorfose. É sério. Achei muito triste. Mas, enfim, é um livro muito bom. A beleza muitas vezes está na tristeza (?). Assim que as coisas 'acalmarem' vou ler algumas indicações de livros (são tantas).

    ResponderExcluir